quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ELEVAÇÃO DO AMAZONAS À CATEGORIA DE PROVÍNCIA




No dia 5 de setembro comemora-se a elevação do Amazonas a categoria de província.
O Amazonas era subordinado ao Pará, e no dia 5 de setembro de 1850, após um longo período de luta se tornou independente politicamente. 
Os anos de 1800 se iniciam com a transferência definitiva da Capitania de São José do Rio Negro (Amazonas), de Mariuá (Barcelos), para o Lugar da Barra (Manaus), em 1804. Quase trinta anos depois, em 1832, com a criação da Comarca do Alto Amazonas, o Lugar da Barra é elevado à categoria de vila, com o nome de Nª Sª da Conceição da Barra do Rio Negro. A vila não passava de uma aldéia rural, imprensada entre o igarapé de São Raimundo e o Largo dos Remédios.
Em 1848, a Vila da Barra é elevada à categoria de cidade, ainda com o nome de Nª Sª da Conceição da Barra do Rio Negro. Com a elevação do Amazonas à categoria de Província, em 1850, a Cidade da Barra, capital da nova  Província, começa a mudar de feição.
O progresso começa a chegar a partir da implantação da navegação comercial a vapor, inicialmente restrito a navios brasileiros e de repúblicas vizinhas. O marco desse processo foi a viagem do vapor Marajó, de propriedade da Companhia de Navegação do Amazonas ( do Barão de Mauá) em 1º de janeiro de 1853. 


Manaus moderna









Nenhum comentário:

Postar um comentário