domingo, 6 de maio de 2012

Germinação


Sugestão de atividade experimental para o processo de germinação 

    Podemos definir germinação como a retomada do crescimento e do desenvolvimento do embrião.
Para que isso ocorra, a semente precisará principalmente de água, gás oxigênio e temperatura adequada.
    Uma das primeiras coisas que ocorre na germinação é a absorção de água pela semente. À medida que a semente vai se enchendo de água, a casca se rompe, permitindo a entrada de oxigênio (muito importante para as células do embrião). É importante lembrar que o embrião que fica no interior das sementes possui substâncias nutritivas que o nutrirão à medida que ele for se desenvolvendo.
   Depois que as células do embrião recebem água, oxigênio e temperatura adequada, elas começam a se desenvolver, dando origem à primeira estrutura que sai da semente, que é chamada de radícula. A radícula será a futura raiz da planta e ela começa a crescer para dentro do solo, de onde tirará os sais minerais e a água de que precisa para continuar a se desenvolver. Na pequena plantinha também poderemos ver o caulículo e a gêmula. O caulículo dará origem à parte inicial do caule (chamado de hipocótilo); enquanto a gêmula originará a parte superior do caule (chamado de epicótilo) e as primeiras folhas.
Fonte:www.escolakids.com 

EXPERIMENTO
Materiais: copos descartáveis, um pouco de terra, algodão, grãos de feijão.
O professor deverá dividir a turma, em dois grupos grupos:
- O primeiro irá plantar sementes de fejão envolvidas em algodão;
- O segundo irá plantar sementes de feijão, diretamente na terra;
Observação: Os copinhos  devem ser observados diariamente por todos os alunos, observando as etapas de desenvolvimento das sementes. Não esquecendo de regar, o algodão e a terra.
Os copinhos podem ser acondicionados em locais diferentes como: local fechado, ao ar livre etc. para observar a diferença que a falta de luz provoca nas sementes.
Objetivo: Conheçer o prncípio do ciclo de vida de uma planta, e a nescessidade de água, nutrientes, luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário